sexta-feira, 29 de maio de 2009

Isvaraaradhana

Isvaraaradhana quer dizer confiança na ordem cósmica que governa esse universo. É o que eu tenho escrito nos meus dois braços.

As vezes ficamos paralisados, com medo, ansiedade, necessidade de controlar o futuro...e a confiança em nossa essência? Na alma que nos nutre, que nos dá sinais, intuições, fala conosco através dos sonhos, coloca pessoas e situações em nossa vida a todo momento...a alma é livre, o corpo é que nos aprisiona à idéia de que somos somente isso. A mente também nos aprisiona, mas é somente através dela que nos libertamos da falsa idéia de quem somos fundamentalmente.

Nós somos parte desse corpo divino que é o universo. Somos sua manifestação, e como seres humanos, temos uma mente que consegue refletir essa consciência. Quanto mais afiada e cristalina, maior o poder de reflexão. A sensação de que nos falta algo é falsa. A busca por uma felicidade é falsa. O sofrimento é falso. Não falso no sentido de que não exista. Claro que existe, e como dói! Mas é falso no sentido de que está baseado em falsas identificações. Nos identificamos com esse corpo, essa mente, essa vida e é claro, nos sentimos limitados e frustados. A partir do momento em que o indivíduo descobre que é muito mais do que mente e corpo, que sua essência é ilimitada e eterna, aí sim, não há REAL MOTIVO para o sofrimento.

Não há o que buscar, o que fazer, um lugar onde se deva chegar. É preciso SABER, reconhecer que você JÁ É a felicidade que tanto busca. Mesmo depois de saber, volta e meia nos esquecemos e ficamos ali imersos nos sentimentos, pensamentos, nas emoções, no vai e vem do mundo. Mas aí nos lembramos novamente e por aí vai, como uma meditação, deixamos a mente ir e a trazemos de volta. Mesmo quando totalmente absorvido pela dor, é possível perceber um estado de plenitude, beeeeem lá embaixo, como se fossemos um rio em que na superfície só vemos uma água turbulenta, muitos galhos, muitas pedras, muitas folhas e lá embaixo uma água cristalina e calma, só silêncio e nada mais.

A sensação de silenciar a mente, por frações de segundo que sejam, é uma das coisas mais impressionantes da vida, o Samadhi. É algo tão forte, que pode se tornar um obstáculo para aquele que busca a liberação, ficar preso a idéia de que essa sensação é que é a felicidade e passar a buscá-la novamente incessantemente. Não é. A alegria e o entusiasmo não são ESSA FELICIDADE da qual eu falo, da qual os VEDAS falam. Essa felicidade é algo muito maior, algo pleno, imutável, real. A nossa vivência é de um mundo absolutamente mutável, dual, inconstante por natureza. E por isso sofremos tanto. Mas e quando estamos em sono profundo, para onde vai essa dor? No sonho ainda temos a mente ali trabalhando, mas e quando entramos em um outro estado de consciência? Não sentimos mais o corpo, não sentimos mais a mente. Quem está ali?

Quem você é realmente.

Temos muitas experiências de que somos limitados, mas algumas nos dão a dica de que não é bem assim. O sono profundo é uma delas. Contemplar uma paisagem e não sentir falta de absolutamente nada é outro exemplo. Ter um orgasmo pleno e perder a sensação de corpo, mente, tempo e espaço é outro.

A vida pode ser muito mais simples do que se pensa. Basta parar de pensar tanto...

obs.: Obrigada Gloria.
Obrigada Sergio.

2 comentários:

  1. Amiga, um dia eu ainda atinjo essa iluminação toda. Por enquanto sofro, choro e me sinto capenga, mas tenho uma tendência a achar que a arte precisa disso para poder emocionar... Não sei, só sei que essa educação católica fez estragos profundos em mim.
    Um dia ainda escrevo nos meus braços (de hidrocor) essas palavras estranhas e com belos significados. Por enquanto, a palavra que escrevo e que mais se assemelha à felicidade pra mim é amizade.
    Obrigada, Marina.

    ResponderExcluir
  2. A arte precisa que vc se sinta capenga? Que isso Carol! A arte em essência é espiritual, curativa, transformadora. Somos nós que precisamos dela. Eu também sofro, choro e me sinto capenga de vez em quando, a vida é assim mesmo. Ainda bem que tenho amigas como vc.

    ResponderExcluir